O seguro fiança é contratado com o intuito de oferecer garantias ao proprietário do imóvel. Desta forma, apesar de ser pago pelo inquilino, o segurado contratual é o proprietário, que poderá receber indenizações explicitadas na apólice referentes à inadimplência do valor do aluguel e taxas agregadas, como condomínio e IPTU.
No entanto, é comum que seguradoras ofereçam benefícios que vão além, como reparos e assistência residencial ao inquilino, de acordo com as definições contratuais.
É comum que o seguro fiança seja contratado pelo mesmo período de aluguel. Assim, se um imóvel é alugado por dois anos, o seguro terá a mesma validade – apesar de poder ser contratado e renovado a cada um ano, por exemplo.
No que diz respeito aos valores, é comum que o seguro fiança locatícia possa ser pago à vista pelo locatário ou dividido ao longo dos meses. Normalmente, o valor pode corresponder a até 15% do valor bruto do aluguel (sem considerar taxas extras como condomínio e eventuais despesas como energia e água), mas pode variar de acordo com a cobertura escolhida.
Outro ponto relevante desse tipo de seguro para contratos locatícios é que o prêmio da apólice pode ser usado para cobrir, também, possíveis danos causados pelo locatário ao imóvel. Por isso, é comum que a escolha do seguro seja realizada pelo proprietário ou, ainda, pela imobiliária responsável pela mediação contratual.
Benefícios para proprietários de imóveis:
Benefícios para inquilinos
Benefícios para imobiliárias
0
Classificação 0 / 0 votos
Deixe seu voto para nós